Futebol Clube de Gaia

Agremiação desportiva fundada em 1908 por um grupo de jovens entusiastas de futebol liderado por Manoel dos Santos, com o objectivo de poderem enfrentar outros grupos já formados na outra margem do rio, mais precisamente na rua da Rainha, no Bessa e em Leixões. Para além de fundador e principal impulsionador, Manoel dos Santos foi o primeiro Presidente da Direcção do então recém-nascido ”Foot-ball Club de Gaia”.

O Futebol Clube de Gaia é, por conseguinte, a associação desportiva mais antiga do concelho de Vila Nova de Gaia e uma das mais emblemáticas. Actualmente desenvolve a actividade nas modalidades de Andebol, Basquetebol, Ginástica Artística e Futebol - consideradas pelos seus feitos como históricas para o Clube – focalizando prioritariamente toda a acção na área de formação desportiva, na qual movimenta permanentemente em todos os escalões juvenis cerca de 550 atletas.

Desportivamente, durante os seus 108 anos de vida, o Futebol Clube de Gaia conquistou para o concelho variadíssimos títulos, nacionais e regionais, nas mais diversas modalidades e escalões, essencialmente nos mais jovens.

O Futebol Clube de Gaia é considerado desde 1980 “Instituição de Utilidade Pública” a par de outros reconhecimentos conferidos por Entidades Nacionais e Locais, com destaque para a Medalha de Bons Serviços Desportivos concedida pelo Governo em 23.06.1989.